Avançar para o conteúdo principal

Quem mexeu no meu queijo? | Leituras


Quem mexeu no meu queijo é um livro super conhecido mundialmente. É um fenómeno com edições adaptadas a jovens e crianças. 

Não achei um livro extraordinário, mas o que o distingue é a forma simples como aborda temas como adaptação, mudança, esforço, recompensa... 

Muito resumidinho, são quatro personagens que passam os seus dias num labirinto à procura de queijo. 
Até aqui parece só ridículo, mas piora…. 
Dois são ratos e dois são duendes. 
Agora a parte interessante…. 

Toda a história representa uma parábola sobre a vida e a mudança, afinal de contas passamos muito tempo à procura de qualquer coisa.


A ideia é que nos identifiquemos com um dos quatro personagens – Fungadela, Correria, Gaguinho e Pigarro – ou com algumas reações deles e dessa forma tiremos umas ideias sobre como lidar melhor com a mudança. 

Ao longo das páginas, estes personagens vão passando por situações que facilmente conseguimos transpor para o real e vão lidando de diferentes formas com diferentes caminhos e resultados. 


É um livro que se lê muito bem (pequenino e com uma linguagem simples) e com uma lição também bastante simples à primeira vista, mas que inevitavelmente nos vai deixar a pensar no passado, presente e futuro, nas nossas atitudes, reações e também dar umas dicas de como podemos estar preparados, aceitar e lidar melhor com as mudanças que vão ocorrendo na nossa vida. Por isso, considero-o um livro que devemos conhecer e que podemos e devemos reler nas alturas em que precisarmos de refletir acerca de uma ou mais mudanças na nossa vida.

Se já leste gostava de saber a tua opinião e, se não resistires a este queijo, diz-me qualquer coisa também. Já agora… qual é o teu queijo neste momento?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criar capas personalizadas para os destaques do Stories

Pizza vs. Pasta no Mano a Mano

Gel frio para Pés e Pernas Cansadas com Aloé Vera, Babaria