Avançar para o conteúdo principal

O melhor risotto de ceboura é o meu!

Adoro risotto, aquela cremosidade que só descobri depois da primeira vez que comi num restaurante italiano. Divino! *Façam aquele típico gesto italiano enquanto dizem, sim?*

Então vamos a mais uma receitinha?
Risotto até é fácil de fazer, mas tem alguma ciência e paciência. 
Começamos pelo básico: cortar, picar duas cebolas e colocá-las numa panela a refogar (eu uso uma colher ou duas de azeite, mas usem a gordura do costume). Cortar também três cenouras em cubinhos e reservar. Quando as cebolas começarem a ficar transparentes juntem as cenouras e um bocadinho de água para nada se pegar ao fundo.


O grande “truque” deste risotto é usar sumo de cenoura para o fazer, em vez de usar água.
É o que faz a diferença no sabor.
Para isso colocar a água a ferver e colocar duas cenouras a amolecer/cozer. Passados alguns minutos, retirar o excesso de água e passar as cenouras com a varinha mágica ou o processador de alimentos. Não deixar muita água de início, ir juntando aos bocadinhos para não haver desperdício.


Quando as cebolas e cenouras cozinharem juntar uma chávena de arroz para risotto, envolvendo na mistura. Temperar a gosto. Eu usei alho em pó, cardamomo, cravinho, noz moscada, açafrão e coentros em pó, mas eu sou uma rainha das especiarias, por isso usem o que acharem que combina bem.
Depois é como qualquer receita de risotto e é aqui que vem a parte da PA(CIÊNCIA): temos de ir juntando o líquido ao poucos, neste caso o sumo de cenoura. Ir mexendo sempre para que o risotto ganhe consistência e não pegue ao fundo.


Provar e retificar os temperos. O queijo é opcional, mas se usarem no final.... atenção ao sal para não ficar salgado.
No final, podem adicionar manteiga (eu não o faço) para dar brilho, queijo ralado e ervas frescas, eu não resisto a juntar coentros que dão aquele toque fresco.
Voilá! Que vos parece? Bastante simples e cheio de sabor. Pode ser refeição ou acompanhamento, mas garanto que vai deixar toda a gente que provar com um sorriso.
São fãs de risotto? Se experimentarem contem-me como correu.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criar capas personalizadas para os destaques do Stories

Pizza vs. Pasta no Mano a Mano

Gel frio para Pés e Pernas Cansadas com Aloé Vera, Babaria